Participe da Série TAUBATEANOS

Faça contato e participe:
LUIZ ANTONIO CARDOSO - Caixa Postal nº 119 - Taubaté-SP - CEP 12010-970
e-mail:
luizantoniocardoso@gmail.com - Telefone Fixo: (12) 3025-0921 - Celular TIM (12) 8154-2177
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- - Série TAUBATEANOS - Mini-biografias de filhos e moradores de Taubaté no Terceiro Milênio
... 4 volumes lançados (182 mini-biografias) - Início: jun/2010 - o Volume 5 está em elaboração
- Série TAUBATEANOS IN MEMORIAN - Mini-biografias de filhos e moradores de Taubaté já falecidos
... o Volume 1 está em elaboração, com lançamento previsto para fev/2011
- Série O QUE DIZER DOS TAUBATEANOS - crônicas memorialistas sobre minha convivência com pessoas ligadas a Taubaté
... o Volume 1 está em elaboração, com lançamento previsto para Mar/2011
- Série TAUBATEANOS EM RETROSPECTIVA - pequenas citações de fatos importantes ocorridos com taubateanos, de inúmeras áreas, a cada ano
... o volume I - 2010, está em elaboração, com lançamento previsto para abr/2011
- OBRAS ESPARSAS - obras diversas que retratem Taubaté ou taubateanos, sem estarem dispostas numa série como as acima identificadas;
... publicamos o Discurso á Félix Guisard Filho, que proferi em 27/Out/2004.

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

TAUBATEANOS Volume 4 - dez/2010

Mini-biografias de filhos e moradores
de Taubaté no Terceiro Milênio

Autor - LUIZ ANTONIO CARDOSO - Edições LAC
1ª Edição - dez/2010


----------------------------------------------------------------------------------

PREFÁCIO

Conheci o poeta Luiz Antonio Cardoso em meu local de trabalho no ano de 2005 e a princípio fiquei admirado com seu entusiasmo pela cultura, especificamente no campo poético e literário. Após ingressar na União Brasileira de Trovadores - Delegacia de Roseira, da qual o poeta era Delegado, passei a conviver mais amiúde com Luiz Antonio e notei que seu entusiasmo pela cultura não era fato passageiro. Foram várias obras editadas por Luiz Antonio entre livros, livretos, coletâneas e outras todas de excelente qualidade. Atualmente na UBT, Seção de Tremembé, onde é presidente, o poeta Luiz continua produzindo interessantes publicações como “Caríssimos Trovadores” em 04 volumes, na qual traz um compêndio de trovas dos principais trovadores brasileiros. Edita também, desde março de 2009 (18 edições) o “LitteraTrova”, publicação mensal da UBT Tremembé, que destaca todo o movimento trovadoresco nacional, além de trazer várias colunas escritas por consagrados trovadores.

O mais novo trabalho do poeta Luiz Antonio intitula-se “Taubateanos”, o qual estou tendo a honra de prefaciar o Volume 4. Prefaciar uma obra de Luiz Antonio Cardoso é uma tarefa difícil, mas agradável. O poeta Luiz Antonio tem sensibilidade literária, o que torna seus trabalhos prazerosos para quem têm a oportunidade de lê-los. Com rara habilidade em versejar, Luiz caminha com sucesso pelos diversos segmentos da poesia fazendo sonetos, haicais, contos, crônicas, poesias clássicas e contemporâneas e notadamente trovas, onde é “Trovador Mestre” pela União Brasileira de Trovadores - Seção de Tremembé-SP.

Por amar Taubaté e sua gente, o poeta passou a narrar em livretos mini-biografias de taubateanos nativos, radicados ou que em determinados períodos fixaram residências nesta terra de Lobato.

Com o título “Taubateanos”, essa obra vem chamando à atenção, por conter mini-biografias de taubateanos famosos ou anônimos, os quais de uma forma ou de outra estão deixando plantado algum feito positivo em diversas atividades como música, educação, política, teatro, esportes, arte plásticas, etc. Já foram lançados 03 (três) volumes de os “Taubateanos”, todos imperdíveis, por conter grande riqueza de dados sobre cidadãos exemplares e brilhantes, alguns até desconhecidos, mas que passamos a conhecê-los graças ao talento do poeta Luiz Antonio. “Taubateanos” Volume 4, o qual como já citei acima, estou tendo a honra de prefaciar, segue o mesmo molde dos três primeiros, recheado de mini-biografias de ilustres taubateanos mesclados em diferentes classes de atuação. Para nós taubateanos aqui nascidos é gratificante ler as declarações de vários conterrâneos natos ou de coração, os quais fazem questões de demonstrarem o amor por nossa Taubaté e a grande satisfação de ter neste rincão seus lares.

Taubaté-SP, 21 de dezembro de 2010

Bel. CLAUDIO DE MORAIS
- Co-fundador e Vice-Presidente de Administração da Seção de Tremembé
da UBT - União Brasileira de Trovadores (biênios 2009-10 e 2011-12)
- Bel. em Ciências Jurídicas e Sociais (UNITAU – 1983)
- Presidente do Conselho Deliberativo da Associação Esportiva Vila São Geraldo

----------------------------------------------------------------------------------

MENSAGEM DO AUTOR

Este livreto – quarto volume da série “TAUBATEANOS” (dos nossos dias) - não possui o intuito de ser completo, pois seria uma missão inconcebível. O objetivo concentra-se na ideia de prestar uma pequena homenagem ao povo da inesquecível Taubaté, terra que me viu nascer. Como seria inviável citar todos os cidadãos taubateanos, apresento, neste volume, apenas 35 cidadãos que habitam ou habitaram nossa urbe, sendo que, contando com os volumes anteriores já são 182 citações.
Taubaté viu nascer pessoas como Monteiro Lobato, dentre outros tantos ilustres personagens. Aqui veio residir Amacio Mazaropi, o grande gênio do cinema brasileiro. Tivemos, nesse solo abençoado, Felix Guisard, Epaminondas Nunes D´Avila, Artur Audrá, Gentil de Camargo Leite, Felix Guisard Filho, Cesídio Ambrogi, Emílio Amadei Beringhs, Carlos Rizzini, Pedro Costa, Emílio Winter, Anderson Fabiano, Celi Campello, etc. Todos eles contribuíram em demasia com o povo taubateano e brasileiro, seja na literatura, no cinema, na indústria, na medicina, na religião, na política, no ensino, no comércio, na radiodifusão, no jornalismo, na agricultura, nas artes... cada um em sua área, dentro de seus conhecimentos. Porém, este livreto não prestará a merecida homenagem a esses cidadãos que glorificaram nosso passado; ficará para uma vindoura oportunidade numa outra série, pois este é momento de mostrarmos quem são os taubateanos do novo milênio. Apresentamos algumas dezenas de pessoas que nasceram ou residiram em Taubaté, todos vivos neste inicio de milênio. Adotamos o critério a seguir: todos os que residiram ou mesmo trabalharam em Taubaté, independente de título outorgado pela Câmara Municipal de Vereadores, ou de terem nascidos nesta cidade, poderão estar presentes nas páginas do livreto, pois emprestaram suas presenças, suas vidas, para comporem um pouco da história e da alma deste município.
Sabemos que este livreto poderá ser, para alguns, um tanto enfadonho de ler. Porém, realmente não tivemos a intenção de apresentar uma leitura agradável, como são as poesias de Geraldo de Oliveira; as histórias de Lobato ou de Camões Filho; as crônicas de Emílio Amadei Beringhs; as trovas de Dias Monteiro ou de Oscar Soares; os sonetos de Cesídio Ambrogi ou de Dom Antonio Affonso de Miranda; os haicais de Maria Marlene Nascimento Teixeira Pinto. Também não buscamos um livreto que se torne um best-seller. Nossa intenção é, unicamente, contribuir para com a história, deixando registrado para as futuras gerações, alguns nomes, que faziam a história da cidade de onde se vê a pedra grande... que atravessaram em suas atuais existências, o limiar dos milênios do calendário gregoriano.
Faz-se premente ressaltar que este livreto não possui a intenção de ser elitista. Serão citadas pessoas conhecidas, que por motivos profissionais ou outros diversos, costumam ter seus nomes figurando em jornais ou revistas, e outras que provavelmente nunca tiveram seus nomes impressos ou comentados em quaisquer meios de comunicação, porém, que auxiliaram a compor a alma taubateana, mesmo na simplicidade de suas vidas! Assim como o escritor Paulo Campos Azevedo fez outrora, e eu agora o faço, haverão de existir outros que, nas décadas posteriores, queiram perpetuar o momento em que vivem, registrando assim, algumas pessoas que farão parte daqueles momentos, únicos e memoráveis, nas páginas do tempo.
Resolvemos publicar nosso trabalho de documentação em pequenos livretos, de poucas páginas cada, por vários motivos, podendo ressaltar: quanto menor o conteúdo a ser lido, mais facilmente os leitores chegarão às páginas derradeiras, como comprovam diversas pesquisas; podemos fazer a documentação gradativa e ir publicando aos poucos, evitando a demora usual ao fazê-lo; e por fim, muitas pessoas possuem algo a dizer sobre o trabalho a que nos propomos, e editando pequenas edições, damos a oportunidade a várias pessoas, todas integrantes da história taubateana, de compor prefácios que trazem alegria a este autor e que torna mais agradável a leitura das páginas vindouras.
Neste Volume 4 temos a grande felicidade de ler e apresentar o prefácio do nosso amigo Cláudio de Morais (que foi citado no TAUBATEANOS – Volume 1), que é taubateano de nascimento ( * 26/jan/1954). Formou-se pela Universidade de Taubaté, em 1983, recebendo o título de Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais. Desde 1978 é funcionário público estadual, atuando na área prisional, sempre com demasiada dedicação e seriedade, tendo ocupado, profissionalmente, cargos diretivos na Casa de Custódia de Taubaté e Casa de Detenção de São Paulo-SP. Desde 2005, nosso caro Cláudio atua junto à assessoria técnica da Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região do Vale do Paraíba e Litoral. Atuante na sociedade em que vive, foi Presidente (1976/77), Tesoureiro e atual Presidente do Conselho Deliberativo da Associação Esportiva Vila São Geraldo, estando há mais de 30 anos na direção daquela instituição desportiva, de forma ininterrupta, o que o levou, também, a ser membro do Panatlhon Club Taubaté, onde exerceu a Diretoria de Eventos (2007/09). Cláudio de Morais é trovador: pertenceu a Delegacia de Roseira-SP da UBT – União Brasileira de Trovadores (2006/2008), a Delegacia de Tremembé-SP da UBT (2008/2009) e atualmente é membro da UBT - Seção de Tremembé, sendo o Vice-Presidente de Administração (2009/2010), tendo já atuado como Presidente em exercício. Além de trovador, é poeta e também historiador, visto que publicou o livro “Nossa Vila São Geraldo – Histórias e estórias” (2008), e o “Garra e Dedicação ao Esporte Amador – História e estórias da A. E. Vila São Geraldo” (2010), tendo outros no prelo aguardando publicação. Cláudio é um homem justo, honesto, bom. Um ser humano que busca viver sua religião - é católico apostólico romano – de fato. Bom marido, bom pai, bom filho, bom amigo, bom dirigente, bom profissional...
Sinto-me honrado e feliz por, neste momento, ter minha humilde obra apresentada pelo meu amigo Cláudio de Morais – companheiro na direção da Seção de Tremembé da União Brasileira de Trovadores, nas agradáveis reuniões de convívio do Panathlon Club Taubaté, e também, meu ex-colega de serviço (de 2005 a 2008). Obrigado Cláudio de Morais! Obrigado eventuais leitores e leitoras... obrigado a todos o que são, neste momento, citados... documentados, em prol da História de Taubaté!

LUIZ ANTONIO CARDOSO

-----------------------------------------------------------------------------------

ALBERTO MAZZA
Nome artístico de Luís Roberto da Silva, nascido em 26/maio/1966, em Taubaté, onde é comerciário. É escritor, poeta, teatrólogo, ator e ativista cultural. É o atual Presidente da Academia Valeparaibana de Letras e Artes, e acadêmico correspondente da Academia Cabista de Letras, Artes e Ciências. Escreveu o livro “Memorial do Desempregado” e as peças teatrais “Adeus Desempregado”, “Bazar da Dita” e “Confusão na Roça”. Participou como ator em 6 peças teatrais e no cinema participou do filme “Tapete Vermelho”, contracenando com Matheus Nachtergaele, dentre outros grandes nomes. Foi voluntário do Projeto “Ler e Escrever Universal”, onde lecionou auxiliando pessoas nos processos de alfabetização. Pertence a Seção de Tremembé da União Brasileira de Trovadores, tendo sido homenageado como “Destaque Literário”, em Abr/2009.

ANA MARIA FAVALI DE CAMARGO
Nascida em Caieiras-SP, em 27/dez/1944, considera que renasceu em Taubaté, residindo aqui desde 2000. Psicóloga (USP - 1969), atuando como Psicóloga Clínica há 40 anos, atualmente com consultório particular no Centro de Taubaté. Foi Psicóloga nas empresas Bombril, Villares e Grupo Pão de Açúcar (durante 20 anos), Consultora em Recursos Humanos, Palestrante em várias organizações (Câmara Municipal, SESC, ACIT, Rotary, Irmandade de Misericórdia de Taubaté, etc.), Profª. no SENAC e desde 2002 mantém a coluna "De bem com a Vida" no Jornal "A Voz do Vale". Exerce o trabalho voluntário na "Casa do Ancião" e "Aspal" em Taubaté. Pertence a Academia Taubateana de Letras, tendo sido premiada em concursos de poesias. Espiritualista, é Coordenadora do Grupo "Ponto de Luz Cristalina" da Grande Fraternidade Branca, ministra cursos de meditação e técnicas de relaxamento e é praticante de Yoga, T'Ai Chi e Hidroginástica. Possui trabalhos a publicar, em fase de revisão. Adora residir em Taubaté e afirma que “cada um tem sua cidade, e a sua é Taubaté, onde é feliz, adora suas ruas, seu povo, parecendo que seus amigos estão todos aqui, e agradecendo a Deus todos os dias por morar aqui, por cada por do sol, cada noite enluarada, cada manhã, cada anoitecer, por poder sentir as montanhas fortes nos protegendo e o Rio Paraíba tranqüilo... considera que viver aqui, é viver no paraíso”. Possui o site: www.PontodeLuzCristalina.com

ANGÉLICA CRISTINA DE MOURA SANTOS COELHO FERREIRA
Nascida em Caçapava-SP, em 27/maio/1973, reside em Taubaté desde 14/Fev/1998, quando se casou. É Bacharel em Teologia – Teóloga (Faculdade Dehoniana – 2005, na 1ª turma da Faculdade). Foi Professora Eventual, na rede pública estadual, em Caçapava (1995-96) e lecionou no Curso para Leigos versando sobre "Doutrina Social da Igreja" (Diocese de Taubaté – 2006). Trabalhou como Recepcionista na FUSAM e Hospital Nossa Senhora D'ajuda em Caçapava (1997-99). Desde 12/Jun/1984 exerce a filantropia junto a Sociedade São Vicente de Paulo, sendo atualmente Conselheira Fiscal das Casas Pias de Taubaté, Secretária do Cons. Central de Taubaté, e Diretora no Cons. Metropolitano de São José dos Campos, onde é responsável pela ECAFO - Escola de Capacitação Antonio Frederico Ozanam. Foi Catequista na Paróquia São José Operário (2003-07). Salienta que é casada há quase 13 anos e mãe de uma menina que completará 10 anos de idade, e assevera que gosta muito de Taubaté, porém, exercendo seu dever de cidadã, aponta para os atuais problemas de infra-estrutura, em especial o velho e complicado trânsito taubateano.

ANTONIO CARLOS IVO SALINAS
Nascido em 19/jun/1949, reside em São Luis do Paraitinga, trabalhando em Taubaté desde 1974, tendo recebido o Título de Cidadão Taubateano, outorgado em 2007, pela Câmara Municipal de Taubaté, por indicação da Vereadora Pollyana Gama. É formado em Ed. Física (Esc. Superior de Ed. Física de Cruzeiro-SP) e em Pedagogia (Fac. “Prof. Geraldo Resende” de Suzano-SP). Possui vasta experiência na área de ensino, tendo atuado com destaque no ensino municipal, como Professor, Vice-Diretor e Diretor de Escola. Em 1994 assumiu a direção da Esc. Municipal “Prof. Silvino Kunz”, no Bairro do Areão; em 1999, Diretor da Escola da AMETRA "2", no Jardim do Sol; em 2000, foi Supervisor do Depto. de Educação; De 2005 a 2009 foi Diretor da Esc. Munic. de Artes “Maestro Fêgo Camargo”; e desde 2009 é o atual Diretor do Depto. de Educação e Cultura da Prefeitura Municipal de Taubaté. É músico autodidata (instrumentista "trompete"), e casado com há 34 anos com Maria da Graças Ivo Prado Salinas, sendo pai de 3 filhos.

ANTONIO MÁRIO ORTIZ MATTOS
Nascido em Taubaté, em 05/mar/1949, é graduado em Administração de Empresas (UNITAU – 1994) e MBA em Gestão Empresarial (FGV – 2003).Foi Sócio Proprietário da Discoteca Hífen (1980-85), Coordenador Adjunto do Instituto de Estudos Monteiro Lobato (1988-92), Chefe de Gabinete do Prefeito Municipal de Taubaté (1993-96), Prefeito Municipal de Taubaté (1997-2000), Diretor Administrativo da URBAN de São José dos Campos (2002-04) e atual Vereador em Taubaté (legislatura 2009-2012, para a qual foi o mais votado). Possui um site: marioortiz.com.br

ARCIONE FERREIRA VIAGI
Nascido em Taubaté, em 05/out/1962, é formado em “Aprendizagem industrial” (SENAI - 1979), Téc. Mecânico (UNITAU - 1980), Prof. de Música Trompetista (Fêgo Camargo – 1983); Eng. Mecânico (UNITAU - 1985); Espec. em Adm. Financeira (UNITAU e INPG - 1986); Espec. em Adm. da Produção e Operações Industriais (CEAG - Fund. GetÚlio Vargas - 1989), Mestre em Comunicação e Mercado (Fund. Cásper Líbero – 2000) e Doutorando em Eng. de Produção (ITA - previsto término 2011). Trabalhou na Ford Brasil (1977-79 - aprendiz), Engesa Engenheiros Especializados (1984-91 - Chefe de Planej. de Prod.), Votorantim Celulose e Papel (1991-98 - Consultor de Negócios em Adm. da Prod. e Marketing Industrial), UNITAU (1990 até o momento – Prof. Assistente III), Prof. convidado (2002-04 - ECA/USP), Votorantim Metais (1998-2001 - Consultor de Marketing Industrial), Vital Consultoria Empresarial (2001 até o momento – Diretor); Vital Comunic. Empresarial (2007 até o momento – Diretor). Participou da Fanfarra Municipal (1973-75); da Eq. de Natação Taubaté Country Club (1976-84); Banda La Salle (1982-84); Equipe Vale Nadar (1987-92); Rotary Clube Taubaté (1989 - sócio representativo e presidente 1995-96); Cons. do Taubaté Country Clube (2004-10, 2010-16, sendo Presidente do Cons. Deliberativo e atual Presidente da Com. Fiscal do Cons. Deliberativo (2010-12); Colaborador das Categorias de Base do Esporte Clube Taubaté (2006-08); Conselheiro do Esporte Clube Vila São José (2008-12); Sócio do Panathlon Clube Taubaté (desde 2010); É filiado ao PPS - Partido Popular Socialista (desde 2007). Recebeu o Prêmio "Roberto Mange" (1978 - Melhor Aluno de Aprendizagem Industrial); Prêmio Ford (1978 - Melhor aluno de aprendizagem Industrial); Menção Honrosa (melhor aluno da turma - 1985 de Eng. Mecânica da UNITAU); Menção de Louvor - Dissertação de Mestrado conceito "10" – Fac. Cásper Líbero. Possui o site de sua empresa: www.vital-comunicacao.com

BENEDITO MOREIRA BAHIA
Nascido em Taubaté, aos 5/jun/1949, trabalhou nas empresas Engesa e Daruma. Poeta, é membro da Academia Valeparaibana de Letras a Artes e participou da Antologia Poética da AVLA, tem 8 livros de poesias e 10 livros de contos para publicação. Possui um blog: www.poesiassimplesmenteeu.blogspot.com

CAMILA LUCCI
Nascida em 08/mar/1980, reside em Taubaté e é Bacharel em Comunicação Social (UNITAU - 1999-2002). Foi repórter editora e chefe de reportagem do Grupo Bandeirantes de Rádio (2004-09), apresentadora e editora da TV Band Vale (Mar a Out/2009) e atualmente é apresentadora e editora da TV Vanguarda Taubaté (desde Out/2009). Foi premiada com o 1° lugar no Expocom 2003, na categoria “Comunicação e Cidadania – Jornalismo” com o livro reportagem "Mãe Menininha - gravidez na adolescência" e também como “Melhor Apresentadora 2009”, do Prêmio “Profissionais de Comunicação” da Universidade de Taubaté. É Católica Apostólica Romana.

CARLOS ALEXANDRE SILVA
Nascido em 28/abr/1980, em Taubaté, iniciou seus estudos na Esc. “Antonio Magalhães Bastos” e concluiu o ensino médio na Esc. “Mons. Cícero Alvarenga”. Estudou violão clássico na Escola “Fêgo Camargo” com o Prof. Lica, durante 4 anos. É Licenciado em Letras (Anhanguera-Taubaté – 2009), onde fortaleceu contato com seu amigo: o poeta Luiz Antonio Cardoso, com quem, segundo ele “aprendeu a métrica da poesia clássica e os caminhos da poesia”, e com o mesmo fundou o grupo informal denominado ALFAT (modelo de academia de letras inserido no meio universitário), sendo o 1º Vice-Presidente do mesmo. Teve poesia publicada na antologia “Prêmio Valdeck Almeida de Jesus 2008” que foi lançado na Bienal do livro no Rio de Janeiro (2009). É membro da UBT – União Brasileira de Trovadores - Seção de Tremembé (desde 2008), ocupando a função de membro do Cons. Fiscal (biênio 2011-12), escreve poesias clássicas e livres e participa de concursos de poesias no Brasil e no exterior. Possui um blog:
http://poesiaseliteraturas.blogspot.com/

CÉLIA APARECIDA MARQUES DA SILVA - Celinha
Nascida aos 29/out/1958, no Bairro Ribeirão das Almas, na Fazenda Caieiras, em Taubaté, é Licenciada em Letras – Português / Inglês (UNITAU), Pós-graduada em Língua Portuguesa e em Leitura e Produção de Textos, cursou Pedagogia e é Licenciada em Habil. em Adm. Escolar, é mestranda em Lingüística Aplicada (UNITAU). Trabalhou dos 11 aos 16 anos como doméstica, e depois foi Secretária Bilíngüe, nas indústrias Ford e Embraer, por 15 anos. Professora, lecionou em escolas da rede estadual, mas sua maior experiência é junto ao Colégio IDESA, onde atua desde 1991, sempre com grande eficácia e dedicação notória, tendo organizado e participado de diversos projetos, tais como o Idesacult, Idesafio, Mostra Cultural e Idesagora. Orientou seus alunos no Conc. Escolar de Taubaté (2006 a 2010), na publicação de antologias (5 livros entre 2006 a 2010) e no I Conc. “Doador do Futuro” (2008). Recebeu Menções Honrosas nos Conc.´s Educador Taubateano do Ano pela Câmara Municipal de Taubaté (2008, 2009 e 2010). Ativista cultural, conta com inúmeras matérias publicadas nos jornais da região, participou de diversos encontros, exposições, seminários, reuniões, foi rotariana do Rotary Club Taubaté Sul, tendo sido a 1ª mulher eleita Presidente (2007/2008) de seu clube; foi catequista durante 15 anos, sempre colaborou com o Proj. Esperança, da Paróquia São Pedro Apóstolo, com o SOS Mulher-Família, etc., e na sua paróquia trabalha no Curso de Noivos, Encontro de Casais com Cristo e Reflexão de Mães, ministrando palestras. Faz parte da ONG “Proj. Amigos da Família”, também da paróquia e do Mov. Eq. de Nossa Senhora. Trovadora premiada na região, é Suplente de Vice-Presidente da União Brasileira de Trovadores – Seção de Tremembé (biênio 2011-12). É Conselheira do CONSUP – Cons. Superior da Fac. Dehoniana, Conselheira Suplente do Cons. Munic. de Educação. É acadêmica titular da Academia Taubateana de Letras, desde Jun/2009. Foi Vereadora de Taubaté por dois mandatos (1997-2004), sendo uma das mais atuantes que a Casa de Leis taubateana teve, em especial nas áreas de educação, cultura e saúde, com diversos projetos e leis. Trouxe para Taubaté a Escola de Pais do Brasil e foi a 1ª mulher da cidade a candidatar-se a Deputada Federal. Faz questão de lembrar sua origem humilde, sua família, sua fé inabalável em Deus e sua superação e incessante luta profissional. É alegre e altruísta, e possui como lema desde jovem é “Amar é fazer feliz!”.

CELIO DE ANGELIS NUNES DE ASSIS
Nascido aos 14/ago/1941, em Caçapava-SP, reside em Taubaté desde 1948, e é formado pela Faculdade de Direito de Taubaté (4ª turma – 1966). Trabalhou na Willys Overland do Brasil (Maio/1962 a Set/1970) como Superv. de Transportes e Instrutor de Treinamentos e na GM do Brasil (Fev/1971 a 30/Jan/1999, quando se aposentou), como Instrutor de Treinamento, Superv. de Documentação, Cadastro e Benefícios, Superv. de Salários e Espec. em Relações Trabalhistas. É católico, pertencendo à Equipe de Nossa Senhora (desde 1967) e é membro do Conselho Deliberativo da Assoc. dos Empregados no Comércio de Taubaté. Foi atleta de futebol e futebol de salão nas décadas de 50 e 60, participando ativamente da vida desportiva taubateana, tendo alcançado diversos títulos nas duas modalidades, destacando-se o futebol de salão, onde participou dos Campeonatos Brasileiros de 1959 e 1961, defendendo a Seleção Paulista. É membro do Panatlhon Club Taubaté, sendo o atual Secretário, função que exerce com brilhantismo.

CLÁUDIA MARTINS
Nascida em Tremembé-SP em 15/fev/1985, sempre morou em Taubaté, na Estiva. Concluiu o ensino médio no Colégio “Alfredo José Balbi” – UNITAU (2002) e é Bacharel em Comunicação Social, com habilitação em jornalismo (UNITAU – 2006). Fez estágios no Jornal da Cidade (2004), na Rádio FM UNITAU (2004), na TV Band Vale (2005) e na TV Vanguarda (2006). Católica atuante, foi catequista (1999-2009), na comunidade São Benedito, Paróquia Nossa Senhora Mãe da Igreja. Foi Coordenadora do grupo (2000-01) e missionária dehoniana (2000-04), participando da Missão Dehoniana Juvenil, em 2002 e 2003, em Juara-MT. Lançou o excelente e envolvente livro "Felix Guisard: a trajetória de um pioneiro" (Editora Cabral, 2009), que traça de forma objetiva e emocionante a história do maior personagem da história taubateana. Recebeu os prêmios “Fiema de Jornalismo Ambiental” - Melhor Documentário: "Terra, Vida ou Morte" (produção), e “Comunicador Parceiro da Educação” - Reportagem "Isolados na Bocaina" (produção e edição). Atualmente exerce suas funções junto a TV Vanguarda, desde 2006, onde iniciou como estagiária, depois sendo efetivada como Produtora de Pautas, após Editora de Textos, e hoje, é Editora-Executiva, responsável pelo programa semanal Planeta Vanguarda.

FÁTIMA DE CÁSSIA MARCONDES BRAGA
Nascida em Taubaté em 7/jul/1959, é Bacharel em Serviço Social. É funcionária pública estadual desde 14/Mar/1983, atualmente desempenhando duas funções junto ao Centro de Trabalho e Educação da Penit. “Dr. José Augusto César Salgado” de Tremembé. Trabalhou, de 1983 a 20/Jun/2005, na Penit. Feminina "Santa Maria Eufrásia Pelletier “de Tremembé, sempre com com seriedade, honra e dignidade, na área de segurança, ocupando posteriormente diretoria de área até ser nomeada (7/Dez/2001) Diretora da Unidade, função esta que ocupou pautando-se no respeito em geral, com honestidade e amor, e que somente deixou devido a impossibilidade de conciliar sua vida particular com o profissional”.

FERNANDO ITO
Nascido em Taubaté, em 15/jun/1961, morador do Distrito do Quiririm e apaixonado pela região do Largo do Chafariz (onde nasceu e viveu por 27 anos). Formado em Arquitetura (UNITAU - tendo sido Presidente do Diretório Acadêmico), é escultor e artesão há 35 anos, tendo como matéria prima a madeira reciclada e sucatas e como principais influências a cultura regional, os trabalhos dos índios do Nordeste e da Juréia e as técnicas orientais (trazidos dos anos que viveu no Japão). Reconhecido internacionalmente, já participou de diversas exposições e mostras, Considera relevante em sua vida a oportunidade de ser um escultor e artesão, e de ter cursado uma faculdade, e pensa que “toda a população tem o direito de ter contato com a arte”.

FRANCISCO RODRIGUES DE QUEIROZ NETO
Nascido em 27/jul/1958, em São Miguel-RN, reside em Taubaté desde Jul/1976. Estudou Comunicação Social por 2 anos. É Fotógrafo Professional, sendo o proprietário da conhecida e já tradicional Foto Queiroz, na Vila São Geraldo, desde 1979. Professando a fé católica, participou de grupo de acólitos e foi presidente de grupo jovens. Foi Presidente do Centro Cívico da Escola “Profª. Judith Campista César”, na Vila São Geraldo e candidato a vereador em Taubaté.

HELENICE FERRARI
Helenice Cândida Ferrari de Almeida nasceu em Taubaté, aos 19/set/1946. Formada no Magistério (IDESA – 1970), atualmente cursa faculdade de Processos Gerenciais. Foi Chefe de Atendimento no Banco Itaú (1966 a 1976), Professora da rede pública municipal (1981 a 1998) e Professora de Yoga, por 20 anos (particular e na escola de terceira idade do SESC). Foi 1ª Suplente de Vereador (2005-08), tendo assumido a como Vereadora por 3 vezes, sendo atualmente Chefe de Gabinete do Vereador Mário Ortiz (desde 2009), e é Secretária do Partido Democratas em Taubaté. Atualmente está empenhada na escrita de um manual de autoajuda, intitulado “Viver com dignidade...o que é?” .

ILONA TERESA MERL
Nascida em Santos, aos 10/set/1964, reside em Taubaté desde 1979 e é Licenciada em Letras (Anhanguera – 2010). É Professora (PEB I), e, sendo católica praticante, assiste as missas dominicais. Praticou a caminhada com o Grupo dos Andarilhos de Taubaté, e possui como hobby a natação, que é seu esporte favorito.

ISABEL CRISTINA NOGAROTTO
Nascida em Taubaté, aos 26/abr/1976, sempre residiu em Tremembé-SP. É Licenc. em Letras (Português/Inglês e Respectivas Literaturas – UNITAU - 1998) e Espec. em Literatura Brasileira (UNITAU – 2000). É Profª. de Língua Portuguesa do Colégio IDESA (desde 1994) e lecionou também na Guarda Mirim de Tremembé (1995 a 1998) e na E. E. “Manuel Cabral” (1995 e 1996). Pertence a Irmandade do Senhor Bom Jesus de Tremembé. É ativista cultural com vasta atuação, sendo Suplente de Vice-Presidente (biênio 2011-12) da UBT - União Brasileira de Trovadores - Seção de Tremembé, tendo recebido premiações em concursos de trova e alcançado o título de Trovador Mestre pela UBT de Tremembé (2010), além de diplomas como orientadora do Conc. Escolar de Taubaté (2006 a 2010). Tem supervisionado os alunos do IDESA na publicação de antologias (5 livros entre 2006 a 2010). Recebeu diplomas da Academia Taubateana de Letras, pelo incentivo a participação no Conc. Literário (2004 a 2008) e pelos relevantes serviços em defesa e no ensino da Língua Portuguesa Nacional (2007). Recebeu as Menções Honrosas nos Conc.´s Educador Taubateano do Ano pela Câmara Municipal de Taubaté (2008, 2009 e 2010) e essa mesma Casa de Leis outorgou as Moções de Aplauso (2009 e 2010) em reconhecimento ao lançamento das Antologias de Contos Maravilhosos dos alunos do IDESA. Recebeu o Diploma de Honra ao Mérito pelo Hemonúcleo de Taubaté pela atuação na orientação e no incentivo aos alunos no I Conc. “Doador do Futuro” (2008), e os Diplomas de Honra ao Mérito e Destaque Brasil pela Coluna Raimundo Nonato em reconhecimento profissional pela atuação com ética e competência no exercício educacional (2007, 2008, 2009 e 2010). Participou, com destaque, na premiação do Colégio IDESA no Projeto Selo Escola Solidária (2009) e do 2º Passeio Ciclístico Solidário (Hemonúcleo de Taubaté, Colégio IDESA e Rádio Cultura – 2010). Sua principal citação: “escrever é projetar-se em uma fascinante viagem literária, na qual o escritor entra com as palavras, e o leitor com sentido.”

IVAIR DE MOURA
Nascido em Taubaté aos 29/set/1974, trabalhou na Drogaria São Paulo (de Aux. de Loja a Sub Gerente - 1991 a 2001), na Drogaria São Geraldo (Gerente - 2001 a 2006), na Farmaceres (Balconista e Responsável de Loja - 2006 a 2009) e atualmente na Farma Conde (Gerente desde fev/2009), atuando com alto grau de profissionalismo em todas as drogarias por onde passou, inclusive tendo sido premiado por três vezes consecutivas como o “Melhor Balconista Farmaceres”. Na sua adolescência praticava constantemente o futebol, tendo jogado na equipe juvenil da A. E. Vila São Geraldo (1990). Como lema de vida, pede ao mundo que “haja mais respeito entre os povos sem distinção de raça, credo ou sexualidade”.

JEFERSON ADRIANO DE ANDRADE DOS SANTOS
Nascido em Taubaté, em 06/set/1980, é Licenciado em Letras – Português, Inglês e suas respectivas literaturas (Anhanguera – 2010). Foi Assistente Administrativo da Secretaria Municipal de Educação de Campos do Jordão (2003-06), Escriturário da Secretaria Municipal de Finanças de Caçapava (2006-09) e atualmente é Assistente Administrativo da Secretaria Municipal de Saúde de Tremembé (desde 2009). Católico, já participou do Grupo de Liturgia em missas da Pastoral do Estrangeiro da Comunidade Nossa Senhora Mãe da Igreja, na Estiva. Escreveu seu primeiro poema em Nov/2010, para incluir no trabalho acadêmico “Literatura: Escrita magia do dia-a-dia”. Uma frase que gosta de citar e que faz de lema é: “não contruas um castelo de suspeitas sobre uma palavra" (Umberto Eco).

JOÃO HENRIQUE DE MORAES RAMOS
Nascido em Taubaté, em 25/jun/1966, tendo morado em Taubaté por 30 anos, residindo atualmente em Tremembé. Estudante de Logística (Fac. Anhanguera - Taubaté), foi Líder de Logística na Transportadora Grande ABC - Filial Taubaté (1998-2008), Supervisor de Manutenção e Compras na Levilog – Taubaté (2009-10) e Professor de Logística no SENAC - Taubaté (2010). É Ator formado pela Esc. “Maestro Fêgo Camargo” de Taubaté. Católico atuante, é vicentino em Taubaté desde 1996, sendo o atual Presidente do Conselho Particular São José Operário, participa desde 2000 das Equipes de Nossa Senhora (Equipe 3 A Setor de Taubaté - Nossa Senhora Aparecida). É contador de historinhas desde 1992 em várias missas em Taubaté (Vila das Graças - Pe. Tequinho; Alto São Pedro - Pe. Fábio Modesto; São José Operário - Pe. Luís Lobato; Jaraguá e Vila São Geraldo - Pe. Elói). Assevera que, embora more em Tremembé, “vive o dia todo - trabalha, estuda, vai às compras, se diverte - tudo em Taubaté”. Desde 1986 alegra as crianças com o personagem "Palhaço Dentinho".

JOSÉ CARLOS SEBE BOM MEIHY
Nascido em Guaratinguetá-SP, aos 15/mar/1943, residiu em Taubaté de 1943 a 1983, morando atualmente no Rio de Janeiro. É Bacharel em História (Fac. De Filosofia, Letras e Ciênc. Humanas de Taubaté – 1968), e em Ciências Jurídicas (Fac. de Direito de Taubaté – 1969), Doutor em História Social (USP – 1975) e Livre-Docente com a tese “Vale de Lágrimas: História da Pobreza em Taubaté – 1889-1945” (USP - 1981). Em Taubaté foi Prof. do Ginásio “Olegário de Barros” (1968-72), Prof. e Orientador Pedagógico do Instituto Diocesano de Ensino (1970-75), Prof., Orientador-Pedagógico e Diretor do Colégio “Alfredo Balbi” (1973-80) e Prof. Assistente da FAFI (1970-83), e na USP foi Prof. Assistente (1971-85), Prof. Titular (1990-2000, cargo no qual se aposentou), Editor da Revista de História (1999-2003), Coordenador do Núcleo de Estudos em História Oral (1991) e Editor da Revista “Oralidades: revista de história oral”. Foi Prof. da Universidade do Grande ABC-SP e da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro e Prof. Visitante das Universidades: Stanford, CA, USA (1978-79), Miami, FLA, USA (1983-84), Columbia, NYC, EUA (1998-99) e “Agostinho Neto”, Luanda, Angola (2003 e 2007). Foi convidado para palestras em 28 universidades estrangeiras, destacando-se as de Paris, Cambridge e Zurique. Em 1999 foi finalista do Prêmio Jabuti e em 2005 recebeu o título de Cidadão Taubateano, da Câmara Municipal de Taubaté. Possui 26 livros publicados, e centenas de publicações (artigos científicos, capítulos de livros, artigos em geral, resumos e trabalhos completos, resenhas, prefácios, catálogos de exposições iconográficas, palestras) em periódicos, jornais, revistas, anais de congressos, apostilas, etc. Participou de quase uma centena de bancas examinadoras de dissertações de mestrado, teses de doutorado e de livre-docência. Participou de dezenas de seminários, encontros, lançamentos, congressos, semanas científicas, mostras científicas, simpósios, colóquios, sessões solenes, etc. Foi orientador de cerca de 80 dissertações de mestrados e/ou tese de doutorados. Integra o Conselho de Orientação Cultural do Memorial do Imigrante de São Paulo (desde 2009).

LUCIANO DE ABREU MIGOTO
Nascido em Taubaté, aos 15/jul/1982, é Técnico em Transações Imobiliárias. Atuou
na área de construção civil (5 anos) e junto ao Governo do Estado de São Paulo (6 anos), e desde 2007 exerce suas funções junto a maior imobiliária da América Latina –a Lopes Consultoria Imobiliária - onde foi promovido a Gerente, na Diretoria do Vale do Paraíba e Baixada Santista, demonstrando grande espírito de busca pelos seus ideais, ao vencer inúmeras adversidades, encontrando-se profissionalmente, pretendendo ajudar as pessoas a conseguir o mesmo. De formação católica nutre simpatia ao espiritualismo. Baterista e poeta já premiado.

MARIA MARLI DA SILVA
Nascida aos 08/maio/1961, em Taubaté. Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais (UNITAU - 1991). Funcionária Pública Estadual desde 1983, exerceu diversos cargos, destacando-se a Direção Geral das Penitenciárias Feminina de Tremembé (1996/2001) e I de Potim (2001/04). Católica, é Catequista, declarando-se “incondicionalmente a favor da vida, da sinceridade e de tudo que nos aproxima de Deus, inclusive da certeza do céu”.

MARTINHO MONTEIRO
Nascido em 1938 em Cunha-SP, residiu em Taubaté de 1944 a 1960 e de 1987 até a presente data. Trabalhou na Indústria de Camas Liéte (1951-53), Bar e Café Convênio, Empresa de Ônibus Roman e Taubaté/Quiririm, e na CTI (1956-57). Ingressou nas fileiras da Polícia Militar do Estado de São Paulo, em 1958, como Soldado, sendo promovido a Cabo em 1961, a Sargento em 1963, a Sub-Tenente em 1984, a 2º Tenente em 1985, sendo transferido para a reserva em 1988 como 1º Tenente. É associado ao Centro de Convivência da Terceira Idade “Mensageiros da Amizade”, e da Associação dos Oficiais da Reserva e Reformados da Polícia Militar do Estado de São Paulo. É membro da Academia Valeparaibana de Letras e Artes e da União Brasileira de Trovadores – Seção de Tremembé, da qual é um dos fundadores e atual Vice-Presidente de Cultura (biênios 2009-10 e 2011-12). Premiado com poesias livres, sonetos e trovas, inclusive obtendo o 1º lugar no 1º Concurso “Casarão das Artes”, em 2005 e o certificado de Menção Honrosa pelo incentivo a cultura, outorgado pela AVLA. Ativista cultural, sempre presente em saraus, eventos, e reuniões ligadas à literatura na região do Vale do Paraíba. Possui como lema, extraído de sua poesia “Navegar é preciso”: “viver a vida é navegar / neste imenso paraíso, / sem pressa, devagar; / navegar sempre é preciso!...”

MONICA MARIA E SILVA
Nascida em São Paulo-SP, em 1º/ago/1970, reside em Taubaté desde mar/1990. É Advogada, com especialização e atuação na área de Execução Penal, desde 1998. Espírita praticante. Declara ter “muita gratidão por Taubaté, sendo a terra de seu coração, onde fez muitos amigos e conheceu seu marido”. Faz uma homenagem especial aos funcionários da Vara das Execuções Criminais de Taubaté, aos quais atribui, carinhosamente e humildemente, o sucesso profissional que alcançou com muito trabalho e esforço. Também é muito grata aos vários seres humanos que, ansiando pela liberdade ora privada, recorreram aos seus serviços profissionais, confiando plenamente no seu profissionalismo. Ama Taubaté, que “lhe deu tudo de bom em sua vida”.

OLGA BUENO DE ALMEIDA MONTEIRO
Nascida em Jacareí-SP, aos 08/fev/1958, reside em Taubaté desde 1978. É formada no Magistério, tendo sido Professora da rede estadual (1998-2005). Foi membro da Academia Valeparaibana de Letras e Artes, com vasta atuação em eventos, como saraus, peças teatrais, concursos de poesias e encontros literários. Lançou os livros “O Sol e o Mar /O Mar e a Lua” (poesias–2003, em parceria com o escritor Wilson R., já na 2º edição) e “Fragmentos” (poesias – 2004). Teve participações especiais em 3 obras do escritor Wilson R., e participou da Antologia de Contos da UNIVAP (2002). Possui livros de literatura infantil, romances, poesias e filosóficos no prelo, para publicação.

ORLANDO FONSECA MOROTTI
Nascido aos 6/jul/1948, em Itanhandu-MG, reside em Taubaté desde 1950. Trabalhou na FORD, por 2 anos, e desde 1971 atua junto ao sistema prisional paulista, como Agente de Segurança Penitenciária, sendo o mais conhecido líder sindical de sua área, na região do Vale do Paraíba, atuando efetivamente desde 1989, estando atualmente no SIFUSPESP. Estudou Direito, possui diversos cursos nas áreas de programação de computadores, pneumática, hidráulica, desenho técnico mecânico, dentre outras. É Colaborador (tendo sido Presidente) do Esporte Clube Vila São José. É Bochófilo, tendo sido campeão na categoria. É Colaborador da Escola de Samba Vila São José. Católico, foi Relações Públicas e participou da construção da Igreja São José Operário, da Vila São José. Tem como hobbies o boliche, o truco, o dominó e gosta de cozinhar.

OSWALDO CRISANTE XAVIER DOS SANTOS
Nascido em Taubaté aos 26/mar/1942, dedica-se, no campo religioso, ao Seicho no Ye. Amante do futebol, foi atleta profissional, é Professor Pós-Graduado em Educação Física, hoje aposentado, e se especializou como Técnico de Futebol Profissional, Voleibol,Atletismo e Ginástica Olímpica. É compositor, com muitas premiações em festivais e carnavais, com centenas de sambas-enredos (tendo mais de 50 vencedores), dezenas de marchinhas carnavalescas, tendo participado de escolas de samba do Rio de Janeiro (Estação Primeira de Mangueira e Vila Izabel) e São Paulo (Gaviões da Fiel e Rosas de Ouro). É seresteiro, com composições e participação no Grupo da Praça da Seresta em Taubaté, e várias de suas músicas já foram gravadas e interpretadas por cantores e conjuntos de Taubaté. Compôs 8 hinos para clubes taubateanos. É Poeta, contador de histórias, membro da Confraria do Coreto de Taubaté, com várias participações em concursos, destacando-se o 4º lugar no Concurso Estadual da Terceira Idade do Clube Claretiano de São Paulo. Possui vários livros a publicar, nos gêneros casos e contos no futebol, hinos e poemas, contos e crônicas.

PAULO ROBERTO DE OLIVEIRA JÚNIOR
Nasceu em 7/mar/1986, em Tremembé-SP, residindo em Taubaté desde seus primeiros dias. Foi Auxiliar Administrativo na Panco (4/Dez/2004 a 1º/Mar/2007), trabalhou na MIRA OTM Transportes (1º/Ago/2007 a 1º/Nov/2007) e no Posto Presidente Dutra – Actasa (13/Nov/2007 a 1º/Dez/2008). É católico praticante, e membro atuante da Comunidade São Judas Tadeu (Bonfim) desde 2003, sendo catequista (Coordenador da Catequese desde 2008), serviço que desempenha com “muito amor, responsabilidade e acima de tudo muito respeito a Deus e às pessoas”. Foi co-fundador do grupo Juventude Joseleita na sua comunidade, onde busca “viver os carismas da Sociedade Joseleitos de Cristo de amar e trabalhar pelo pobre e desfavorecido e pelas crianças abandonadas”. Desde Jan/2009 é Assessor do Vereador Rodrigo Luis Silva – Digão Protético – assessorando o sério trabalho que aquele vereador vem desenvolvendo por Taubaté. Com muita honra e alegria, faz questão de citar que “é filho de Paulo Roberto de Oliveira e Vera Lucia dos Santos Oliveira, e que é casado com Ana Carolina Moscardo Alves de Oliveira e pai de dois preciosos filhos o João Pedro Alves de Oliveira e o Vinicius Luciano Alves de Oliveira”. Possui um blog: www.paulinhobonfim.blogspot.com

POLLYANA FÁTIMA GAMA SANTOS
Nascida aos 13/maio/1975, em Taubaté, é Licenciada em Pedagogia e Pós-Graduada em Gerência de Cidades. É Professora e foi Diretora de escolas públicas de Taubaté e São José dos Campos e Diretora Pedagógica Voluntária do Lar “Irmã Amália” de Taubaté. É Vereadora de Taubaté, no segundo mandato consecutivo (2005-12), e sendo católica praticante, com especialização em Ensino Religioso, propôs o Projeto de Lei para instituição do Dia do Diálogo Inter-Religioso junto à Câmara Municipal de Taubaté. Publicou o livro “A menina que não queria dormir” (Editora Cortez – 2009). Acredita que a “educação realiza sonhos” e procura sempre pautar suas ações no “trabalho pela Educação e na valorização do ser humano”. Possui Twitter: @profpollyana - site: www.profpollyana.com.br - blog: www.professorapollyana.blogspot.com

RODRIGO LEMOS DE LIMA
Nascido em Guarulhos-SP, em 18/set/1978, reside em Taubaté desde 1981. Estudou na Esc. “Profª. Judith Campista César” e Esc. “Mosenhor João Alves”. Trabalhou como Auxiliar Administrativo na Unimed Taubaté (2006-10) e atualmente exerce a função de Assistente Administrativo na Alstom Brasil (2010). Adora relacionar-se com as pessoas, tendo grande habilidade em fazer amizades, possui como hobby o cinema e é sãopaulino, considerando-se “um torcedor fanático”.

SEBASTIÃO CÉSAR PATRÍCIO BARBOSA
Nascido em Fortaleza-CE, em 11/set/1967, residindo em Taubaté desde Dez/2000. É ator, diretor teatral e músico há 30 anos. É praticante do Kung-fu há 25 anos e filiado a um partido político. É o atual Tesoureiro do GECA - Grupo de Estudo e Concietização Ambiental. Em 1985 gravou um disco com a “Banda Cuspe” e em 2009 lancou seu ótimo CD “Eu canto para todos”. Premiado como escritor, músico, diretor e ator, foi premiado em concurso com o conto “Caboclinha” (1989); no Festival de Música de Diamantina com a música “Mentes mesquinhas” (1° lugar – 1996); Melhor Direção e Melhor Ator na peça “A vida de um palhaço” (1997) e Melhor Ator na peça “Adeus Desempregado” (2003). Considera que “os amigos são os motivos do seu sucesso, e do seu dia-a-dia”. Atualmente está trabalhando com música no Palhoça Bar de São José dos Campos-SP e no Aquarius Bar em São Bernardo do Campo-SP, além de dar aulas de teatro na Escola “Proativa”. Apresenta-se como músico e leciona teatro. E-mail para contato: patricioprofeta@hotmail.com - Telefones: (12) 3413-5206 ou (12) 3026-7110 ou (12) 9205-5298.

SILVIA CECÍLIA FRANÇA QUINTANILHA D´ANGELO
Nascida em Queluz-SP, aos 18/ago/1961, reside em Taubaté desde 1983. Formada em Ed. Física (ESEFIC, Cruzeiro-SP, 1981), é professora da rede pública estadual (desde 1980), atualmente na E.E.“Prof. Cesídio Ambrogi”, tendo atuado como Assistente Téc. Pedagógico da Diretoria de Ensino (Reg. Taubaté na déc. de 90) e Coordenadora da Olimpíada Colegial do Estado de São Paulo (por 15 anos). É membro da Sociedade São Vicente de Paulo desde 1997, onde pode “no anonimato, ajudar realmente as pessoas necessitadas, o que lhe é muito gratificante”. Foi Coordenadora da ECAFO - Escola de Caridade Frederico Ozanan (2003 a 2006). Considera sua grande satisfação saber que “contribui com a formação de jovens, para que se tornem cidadãos conscientes, críticos e participativos na sociedade”.

THIAGO ABREU SIRIO
Nascido em Taubaté, aos 10/jan/1985, é graduado em Marketing (Anhanguera Educacional – 2009). É Sócio da Bzness - Web e Comunicação, atuando nas áreas de design gráfico, programação, gerência de projetos e arquitetura da informação no desenvolvimento de sites e sistemas de informação. Professor, em escolas de formação profissional, de informática básica, noções de auxiliar administrativo e webdesign. Estudioso da diversidade religiosa, exercita constantemente a cidadania, envolvendo-se em projetos de inclusão social e digital, educação, preservação ambiental e consciência política. Participa do Grupo de voluntários que pesquisa e reproduz o Maracatu (ritmo pernambucano afrodescendente), com oficinas gratuitas em praças públicas, valorizando a cultura popular. Dedica-se ao malabarismo (e artes circenses no geral), com especial motivação pedagógica. Ainda adolescente integrou uma célula anarquista em Taubaté que alertou a população para “fatos inglórios da política local da época” e para a alfabetização de mendigos e andarilhos. Dedica-se à quebra dos preconceitos sociais e dos paradigmas educacionais, profissionais e sociais, e está escrevendo um livro sobre o assunto. Embora não se considere poeta, foi premiado com o 1º lugar no Concurso “Poetas do Vale” (2007) de nível regional.

Nenhum comentário: